Curso de Geofísica Aplicada a Barragens de Terra

Neste artigo você encontrará informações exclusivas sobre o curso de Geofísica aplicada às barragens de terra e enrocamento de uma forma bem específica e direta. Cabe destacar que a necessidade de conhecimentos de ponta e novas tecnologias é mandatória para todos os profissionais.
Fique conosco e entenda mais sobre o uso da Geofísica aplicada e tire todas as dúvidas sobre esta poderosa ferramenta que permitirá a você fazer muito mais tanto sobre a ótica Técnica quanto a Gerencial.

 

Fundamentos sobre Geofísica

O uso da Geofísica na Engenharia é bem antigo e tem sido usado largamente em países como Suécia, Reino Unido, Canadá, EUA, dentre outros desde a década de 60. No Brasil o emprego da Geofísica como ferramenta para apoio a Engenharia é bem recente.
Conceitualmente quando falamos em Geofísica estamos tratando de uma metodologia de aquisição de dados indiretos e não evasivos que podem fornecer informações valiosas se bem tratados e interpretados.
Praticamente os métodos Geofísicos são: elétricos, eletromagnéticos, acústicos e magneto-telúricos. Tendo estes, aplicações distintas e também algumas sobreposições de utilização, cabendo ao corpo técnico a decisão sobre a praticidade de uso, custos, dentre outros fatores.

Principais problemas identificados nas barragens de terra e enrocamento

Ao nos referirmos as barragens encontramos principalmente esses tipos de situações: problemas construtivos; problemas operacionais, problemas gerados por influência humana; problemas originados por fatores externos. Dentre as diversas consequências, destacamos:
• Surgências de água no pé da barragem
• Trincas em bermas e cristas
• Erosão
• Percolação de fluidos através do maciço
• Alteração na estabilidade dos taludes e fundações
• Ruptura por adensamento ou afundamento
• Compactação insuficiente

 

A Geofísica aplicada às Barragens de terra

Somente no estado de Minas Gerais existem mais de 350 barragens, sendo estas em sua grande maioria de terra. Convencionalmente são realizadas inspeções visuais e análise de instrumentos (Medidores de Nível d’água, piezômetros, etc.) que alimentam planilhas e por fim geram modelos de estudo de estabilidade.

Com a Geofísica pode-se agregar mais informações aos métodos convencionais de modo a se obterem elementos determinantes para os projetos de intervenção. Como tratamos de percolação de fluídos a metodologia mais indicada é a geoelétrica podendo esta ser trabalhada com aquisição de dados eletro-resistividade, potencial espontâneo, eletromagnético induzido, eletromagnético e perfilagem.
Obviamente sabemos que o grau de maturidade do projeto determina a alocação de verba para estes tipos de estudos, quer sejam preditivos ou para correção.

  • Dados de eletro-resistividade
  • A força do potencial espontâneo
  • O emprego do Radar de Penetração no Solo – GPR
  • A perfilagem

Resultados

Dentre as diversas barragens estudadas algumas das principais contribuições que destacamos são as seguintes:
– Identificação de potenciais zonas anômalas em profundidade;
– Geração da freática em 3D;
– Mapeamento de caminhos preferenciais para percolação de fluídos no maciço; e
– Reconstituição do “as built” da barragem.

 

Como dominar esta metodologia

O Instituto de Negócios Innovate promoverá nos dias 20/10 e 21/10 em parceria com o CREA-MG através do SINGEO-MG, o curso de Geofísica Aplicada a Barragens de Terra e Enrocamento onde serão abordados em profundidade todos estes temas e adicionadas dinâmicas com práticas de aquisição de dados e dimensionamento de campanhas de aquisição.
Os ministrantes do curso são profissionais com mais de 20 anos de experiência profissional atuando nos segmentos de Geologia, Geofísica, Geologia de Barragens e Geotecnia. Possuem em seu portfólio mais de 30 barragens estudadas e centenas de projetos aprovados por seus clientes e órgãos de fiscalização.

O curso é exclusivo do Instituto de Negócios Innovate e contará com 16 horas intensas de aprendizado especializado focado em disponibilizar o melhor da metodologia. Serão apresentados conteúdos diferenciados e dinâmicas práticas com equipamentos.

Como comprar o curso de Geofísica Aplicado a Barragens de Terra

Para adquirir o curso você deve visitar a página do curso clicando aqui. Em seguida identifique o botão FAZER INSCRIÇÃO AGORA. Você será direcionado para o tabela de valores para verificar se existe algum cupom de desconto em aberto. Assim você escolhe o cupom e em seguida clica em RESERVAR. O redirecionamento para a plataforma de pagamento é imediato e você pode realiza-lo em até 06 vezes sem juros ou em 12 vezes com juros do pagseguro.

A plataforma do pagseguro é totalmente segura e caso você já tenha conta basta acessá-la para realizar o pagamento. Se você ainda não tem é bem fácil abrir uma conta e começar a usar. Basta você se cadastrar fornecendo seus dados e pronto. Você já pode iniciar o processo de pagamento escolhendo a forma de pagamento que melhor lhe convier.

Tenha certeza: Você está fazendo um grande investimento em você mesmo.